Sintomas da pneumonia

sintomas da pneumonia

O que fazer em caso de pneumonia?

Em caso de suspeita de pneumonia, é recomendado passar por uma consulta com um clínico médico, ou pneumologista, para avaliar os sinais e sintomas apresentados.

Quais são os sintomas da pneumonia viral?

A pneumonia viral pode ter sintomas parecidos com os da pneumonia bacteriana, mas costuma ser menos grave, apesar de haver casos fatais. Em geral, o paciente além da febre e da tosse também apresenta sintomas de virose, como dor de garganta, coriza, dor de ...

Quais são as causas mais comuns de pneumonia bacteriana?

Bactérias: A causa mais comum de pneumonia bacteriana é pela bactéria streptococcus pneumoniae. Este tipo de pneumonia pode ocorrer por conta própria ou depois de ter resfriado ou gripe. Pode afetar uma parte do pulmão, sendo assim chamada pneumonia lobar.

Quais são os sintomas de pneumonia em adultos?

Os sintomas de pneumonia em adultos podem ser leves, como sintomas de resfriado ou gripe, ou graves, variando de acordo com o estado de saúde da pessoa, a idade e a causa da pneumonia. Tosse seca ou com catarro esverdeado, amarelado ou com sangue;

O que fazer quando a pneumonia é diagnosticada?

Depois que o diagnóstico de pneumonia é confirmado, muitas vezes por meio do exame de Raio-X do tórax, a pneumonia deve ser tratada para que ela não evolua e cause mais problemas ao paciente.

Quais os riscos da pneumonia?

Além disso, há risco de espalhamento da bactéria para outros locais do corpo, o que deixa a pneumonia mais grave. Nesses casos, é normalmente solicitada a internação do paciente para que seja iniciado o tratamento com antibióticos diretamente na veia antes de ir para casa.

O que fazer quando a pneumonia é causada por bactérias?

Por outro lado, quando a pneumonia é causada por bactérias, o tratamento deve ser feito com o uso de antibióticos, pois o organismo não consegue eliminar sozinho o microrganismo. Além disso, há risco de espalhamento da bactéria para outros locais do corpo, o que deixa a pneumonia mais grave.

Como a pneumonia viral pode ser curada?

Já a pneumonia viral pode ser curada de modo espontâneo. Em geral, a doença se desenvolve por outros problemas de saúde, como garganta inflamada e gripe. Em pessoas com o sistema imunológico fortalecido, a pneumonia é facilmente controlada. Já em indivíduos debilitados, ela tende a se manifestar de modo mais agressivo.

Quais são as complicações da pneumonia bacteriana?

As complicações da pneumonia bacteriana podem ocorrer em crianças e adultos, no entanto indivíduos com sistema imunitário enfraquecido e idosos estão em maior risco. – Insuficiência respiratória: quando a taxa de oxigênio nos pulmões é muito baixa ou se o dióxido de carbono se torna demasiado elevado, devido a dificuldades respiratórias.

Quais são as causas mais comuns de pneumonia?

Essas bactérias geralmente penetram nos pulmões depois que o indivíduo inala as partículas ou gotículas que são eliminadas por um portador (pessoa infectada) em forma de gotículas de saliva ou secreção nasal. As causas mais comuns de pneumonia adquirida na comunidade são Streptococcus pneumoniae e Haemophilus influenzae.

Quais são os cuidados necessários para a pneumonia bacteriana?

Já nos casos mais graves, quando a pneumonia se encontra numa fase mais avançada ou no caso de bebês e idosos, pode ser necessário ficar internado no hospital para fazer antibióticos diretamente na veia e receber oxigênio. Veja os remédios usados, sinais de melhora e piora, e cuidados necessários da pneumonia bacteriana.

Como é feito o diagnóstico da pneumonia bacteriana?

O diagnóstico da pneumonia bacteriana pode ser feito por um clínico geral e/ou médico pneumologista através de exames, como raio X do tórax, tomografia computadorizada do tórax, exame de sangue e/ou exame de catarro. A transmissão da pneumonia bacteriana é muito difícil e, por isso, o paciente não contamina pessoas saudáveis.

Postagens relacionadas: