Mais cidadania

mais cidadania

Qual a importância da cidadania?

Sociologia. A cidadania estabelece um estatuto de pertencimento de um indivíduo a uma comunidade (país) e lhe atribui um conjunto de direitos e obrigações. No decorrer da história da humanidade, surgiram diversos entendimentos de cidadania em diferentes momentos – Grécia e Roma da Idade Antiga e Europa da Idade Média.

Quais são os direitos da cidadania?

A cidadania expressa um conjunto de direitos que dá a pessoa a possibilidade de participar ativamente da vida e do governo do seu povo. Quem não tem esse direito está à margem ou excluído da vida social e da tomada de decisões.

Por que está mais fácil obter a cidadania portuguesa?

Por que está mais fácil obter a cidadania portuguesa? 1 de 1 Netos e cônjuges de portugueses terão pedido de cidadania facilitado com implementação de nova lei Arte — Foto: Em novembro de 2020, Portugal aprovou mudanças importantes na chamada Lei de Nacionalidade.

Como surgiram os entendimentos de cidadania?

No decorrer da história da humanidade, surgiram diversos entendimentos de cidadania em diferentes momentos – Grécia e Roma da Idade Antiga e Europa da Idade Média. Contudo, o conceito de cidadania como conhecemos hoje insere-se no contexto do surgimento da Modernidade e da estruturação do Estado-Nação.

Por que é importante exercer a cidadania?

Para que um país se desenvolva, é importante que sua população tenha o costume de exercer a cidadania. O problema é que “exercer a cidadania” é um termo muito repetido, mas pouco discutido. Alguém sabe o que isso realmente significa? Tudo começa com a tomada de consciência e criação do senso de pertencimento.

Qual é o conceito de cidadania no Brasil?

No Brasil o conceito de cidadania também passou por um processo evolutivo, sendo a cidadania plena um objetivo a ser alcançado.

Quais são os fundamentos da cidadania?

Na nossa carta magna, a cidadania consta como um dos fundamentos da República Federativa do Brasil já no primeiro artigo: “Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos: I – a soberania;

Quais são os direitos da cidadania?

A cidadania expressa um conjunto de direitos que dá a pessoa a possibilidade de participar ativamente da vida e do governo do seu povo. Quem não tem esse direito está à margem ou excluído da vida social e da tomada de decisões.

Como conseguir a cidadania portuguesa para brasileiros?

Estrangeiro que, à data da declaração, viva em união de fato (união estável) há mais de três anos com nacional português pode adquirir a nacionalidade portuguesa, após ação de reconhecimento dessa situação a interpor no tribunal cível;

Quais as vantagens da cidadania portuguesa?

Em tempos de globalização e expansão do mercado de trabalho, ter a cidadania portuguesa e poder ter flexibilidade de deslocamento é uma grande vantagem. Além do âmbito profissional, a posse desse documento também expande as barreiras geográficas nos campos dos estudos, do lazer e da moradia.

Quem tem direito a cidadania portuguesa?

Outras pessoas também podem desfrutar do direito de obter a cidadania portuguesa: indivíduos casados ou em união estável com cidadão português há, pelo menos, cinco anos sem filhos ou três com filho em comum que tenha dupla cidadania portuguesa, netos e bisnetos de cidadão português, etc.

Por que vale a pena ter cidadania portuguesa?

Vale a pena ter cidadania portuguesa? Como dissemos, ter a cidadania portuguesa pode facilitar bastante a vida de quem decidiu sair do Brasil para morar em Portugal. Entre as diversas vantagens de ser um cidadão português, as principais são: 1. Viver como um cidadão europeu

Postagens relacionadas: