Agenda cultural sintra

agenda cultural sintra

Qual a importância da cultura em Sintra?

A Câmara Municipal de Sintra, sendo o maior promotor cultural do concelho, elabora e realiza uma agenda anual multifacetada, pluralista e abrangente nas mais variadas áreas artísticas, na perspectiva de agradar a vários públicos e de apresentar uma oferta cultural que dignifique essa imagem carismática de Sintra.

Por que a Sintra é uma marca de prestígio cultural?

Em Sintra, tomamos a Cultura como um bem essencial. Porque o é, de facto. É ela que nos engrandece, nos torna mais humanos e nos representa nos horizontes da história e da memória. É também a Cultura um factor de desenvolvimento para Sintra, porque somos Património Mundial, porque somos Paisagem Cultural da Humanidade.

Que dia é o carnaval em Sintra?

A Casa da Cultura Lívio de Morais, festeja o Carnaval com a “Discoteca de mascarados” e uma mostra de fotografias, entre os dias 25 de fevereiro e 2 de março. Ler mais... A Câmara Municipal de Sintra apresenta no palco do Centro Cultural Olga Cadaval o espetáculo “Metamorfose” de Ricardo Vicente, no dia 26 de fevereiro, pelas 18h00.

Quando é a última edição do Festival de Artes Performativas de Sintra?

BÁRBARA PASTOR E FÁBIO COLAÇO PRÉMIO REVELAÇÃO 2018 28 fevereiro a 10 março VIII EDIÇÃO – PERIFERIAS Festival Internacional de Artes Performativas de Sintra 41 programa 2019 9 março 2019 a 5 janeiro 2020 COLEÇÃO NADIR AFONSO “O ESPAÇO ILIMITADO DA PINTURA” MUSEU ARQUEOLÓGICO DE S. MIGUEL DE ODRINHAS a partir de 11 setembro

Qual é a paisagem cultural de Sintra?

* Nome como inscrito na lista do Património Mundial. A Paisagem cultural de Sintra é um sítio inscrito em 1995 como Património da Humanidade da UNESCO localizado no município de Sintra, em Portugal.

Qual foi o período mais marcante para a história de Sintra?

As enormes chaminés cilíndricas do palácio, que se destacam na paisagem, são um dos ex-libris da povoação. No entanto, o período mais marcante para a história de Sintra foi o séc. XIX, altura em que se tornou o local por excelência do movimento romântico.

Qual a origem da cidade de Sintra?

Durante a Romanidade, toda a região de Sintra se inscreve no vasto territorium da civitas olisiponense, à qual César, cerca de 49 a.C., ou mais provavelmente Octaviano, cerca de 30 a.C., concede o invejável estatuto de Municipium Civium Romanorum.

Qual a importância do património literário em Sintra?

Embora sejam o património construído e o património natural as faces mais visíveis da individualidade histórica de Sintra, existe ainda todo um património literário que transformou este território numa referência quase lendária.

Qual é o tema do Carnaval de fevereiro?

O Grupo União Recreativo e Desportivo MTBA, vai organizar o tradicional carnaval, entre 10 e 13 de fevereiro, na sede da sua coletividade e pelas ruas das aldeias envolvidas na organização. Este ano o tema é “Viagem ao Mundo em 3 dias” com escala no México (Magoito), Continente Africano (Tojeira), Ásia (Bolembre) e Ártico (Arneiro dos Marinheiros).

Quais são as tradições de carnaval em Portugal?

São várias as tradições de Carnaval em Portugal. Muitas pessoas mascaram-se com fatos de Carnaval alusivos a uma determinada categoria profissional, personagens de cinema, desenhos animados ou até uma personalidade mediática.

Quais as datas do carnaval para os próximos 5 anos?

Todos os anos é comemorado numa data diferente. Confere quais as datas do Carnaval para os próximos 5 anos! Carnaval 2022 :1 de março de 2022. Carnaval 2023: 21 de fevereiro de 2023. Carnaval 2024: 13 de fevereiro de 2024. Carnaval 2025: 4 de março de 2025. Carnaval 2026: 17 de fevereiro de 2026.

Como será o fim de semana em Sintra?

O destaque para este fim de semana, em Sintra, passa obrigatoriamente pelos tradicionais festejos e desfiles de Carnaval que prometem encher as ruas de cor e folia. A União de Freguesias de Almargem do Bispo, Pêro Pinheiro e Montelavar celebra com o tradicional cortejo de Carnaval, a 23 e 25 de fevereiro.

Postagens relacionadas: