Esquentador

esquentador

O que é um esquentador e por que ele é perigoso?

Um esquentador é um equipamento imprescindível em cada habitação. Tendo como função o aquecimento de água, sempre que o mesmo apresenta problemas de funcionamento ou avaria, o transtorno é imenso. Para começar mal o dia, nada como o esquentador avariar em pleno duche. Quem já passou por esta experiência pode atestar que não nada agradável.

Quais são os tipos de esquentador a gás?

Automático (sem chama-piloto): consiste num sistema eletrónico de pilhas ou de corrente elétrica de 220 volts. Hidrogerador: é a passagem de água que gera a corrente elétrica necessária à ignição do queimador de gás.

Como funciona um esquentador de água quente?

Continue a leitura e entenda os principais problemas que podem ocorrer em um esquentador e saiba como resolvê-los. A maioria dos esquentadores são constituídos por uma chama-piloto, um queimador, um grupo de segurança e um permutador de calor envolto numa conduta em espiral (serpentina), por onde passa a água.

Qual é a diferença entre um esquentador e um hidrogerador?

Com a Tecnologia de Hidrogerador, é utilizado o movimento da água para produzir a faísca de arranque do aparelho sem qualquer necessidade de energia eléctrica. Nos modelos ventilados ou estanques é utilizada a ligação já existente para alimentação do ventilador. O rendimento nominal típico de um esquentador actual é superior a 80%.

Por que o esquentador é tão importante?

Tendo como função o aquecimento de água, sempre que o mesmo apresenta problemas de funcionamento ou avaria, o transtorno é imenso. Para começar mal o dia, nada como o esquentador avariar em pleno duche.

Como escolher o melhor esquentador ou cilindro?

Cilindro: poderá ser a melhor opção para a sua casa? O cilindro, também denominado de termoacumulador, pode funcionar apenas a energia elétrica, pelo que acaba por ser uma opção mais prática no que à instalação diz respeito.

Por que não recomendamos a reparação de esquentadores por pessoas não credenciadas?

Aviso importante! Este artigo é meramente informativo. Não recomendamos a reparação de esquentadores por pessoas não credenciadas. Um esquentador é um aparelho a gás que pode ser perigoso para quem não é especialista neste tipo de equipamentos. Um esquentador é um equipamento imprescindível em cada habitação.

Quantos litros de água aquece um esquentador elétrico?

Um esquentador elétrico de 6 kW aquece cerca de 3 litros de água por minuto aumentando a sua temperatura 25ºC. Este caudal é considerado insuficiente por todas as pessoas que conheço que compraram este tipo de equipamento.

Qual o esquentador ideal para água quente?

Por definição, um esquentador precisa de potências compatíveis com o caudal de água que pretende aquecer. Assim, se o seu consumo de água quente sanitária não é elevado e dispõe de elevada potência elétrica na sua habitação, os esquentadores elétricos instantâneos são uma boa opção.

Como funciona o esquentador?

Este sistema impede um sobreaquecimento, de modo que a temperatura da água não ultrapasse os 70ºC. O esquentador utiliza o gás para aquecer a água, por dois tipos diferentes: gás butano/ propano (botija) e gás natural, sendo último muito mais prático. Mas infelizmente o gás natural, ainda não chega a dos cantos do país.

Qual é a fonte de energia do esquentador?

O funcionamento de um esquentador é relativamente simples: o utilizador abre uma torneira de água quente, esse gesto é detetado e poderá ser automaticamente transmitido ao sistema, que inicia o processo de passagem de gás ao queimador. No queimador, o gás é misturado com ar e é queimado, libertando energia.

Como limpar o esquentador?

Manutenção do esquentador A parte exterior do esquentador pode ser limpa com água e detergente. Uma vez por ano também convém limpar o interior. Para efectuar esta operação, retire a caixa exterior do aparelho (veja o manual de instruções).

era

Postagens relacionadas: