Greve função pública novembro 2021

greve função pública novembro 2021

Quem é o único sindicato da função pública na greve?

A Frente Comum é o único sindicato da função pública nesta greve, marcada para dia 12 de novembro. A Fesap desistiu com o argumento de que a greve não faz sentido perante o chumbo do Orçamento e pediu ao Governo uma reunião para esclarecer o futuro do aumento do salário mínimo nacional.

Quais são as organizações sindicais que marcam o período de greves?

O período de greves foi marcado por todas as organizações sindicais subscritoras do Acordo de Empresa (AE).

Qual o horário da greve de quinta-feira?

A greve de quinta-feira ocorre entre as 5h00 e as 9h30, para a generalidade dos trabalhadores, e das 9h30 às 12h30 para o setor administrativo e técnico, de acordo com o sindicato. A empresa Metropolitano de Lisboa prevê que o metro inicie o serviço de transporte, nesses dias, a partir das 10h15 horas.

Por que a greve continua a ser válida?

José Abraão diz que os motivos para a greve continuam a ser “válidos”, mas sublinha que o Governo não está em condições de lhes dar resposta. A Frente Sindical da Administração Pública (Fesap) cancelou a greve marcada para 12 de Novembro e vai pedir uma reunião com o primeiro-ministro para esclarecer o aumento do salário mínimo nacional em 2022.

Qual a importância da greve no setor público?

Nesse contexto, a greve no setor público é também uma ferramenta indispensável contra a precarização do serviço público.

Qual a importância do direito de greve para o servidor público?

Discussão que não pode ser esquecida ao tratar do tema da greve do servidor público é o da manutenção dos serviços ou atividades essenciais. É que apesar de ser reconhecidamente um direito fundamental, a greve no serviço público deve se balizar, dentre outros, pelo princípio da supremacia do interesse público sobre o particular.

Quais são os exemplos de definições de greve instituídos por doutrinadores?

Iniciaremos citando alguns exemplos de definições de greve instituídos por doutrinadores: Gerhard Boldt define a greve como sendo a interrupção coletiva e combinada do trabalho por um certo número de trabalhadores da mesma profissão ou empresa, tendo um objetivo de luta, a fim de que os seus fins venham a ser atingidos.

Qual é o fundamento da greve como direito?

O fundamento da greve como direito está previsto pelo princípio da liberdade de trabalho. A Lei 7.783/89 estabelece alguns parâmetros para a realização das greves como, por exemplo:

Quando vai ser a greve do ônibus?

A greve abrange o período entre as 00h e as 24h de dia 27 de Maio, mas o impacto na circulação poderá estender-se para além desse período, informa a CP.

Qual o impacto da greve na circulação?

Em comunicado, a CP avisa que “a greve abrange o período entre as 00h e as 24h de dia 27 de Maio, mas o impacto na circulação poderá estender-se para além desse período, nomeadamente ao final do dia 26 de Maio e às primeiras horas da manhã de dia 28 de Maio”.

Qual é o feriado da quinta-feira Santa?

A Quinta-feira Santa é a quinta-feira da Semana Santa, a semana anterior ao domingo de Páscoa. Trata-se de uma data móvel que não é feriado no Brasil.

Postagens relacionadas: