Museu joaquim agostinho

museu joaquim agostinho

Onde fica a Avenida Joaquim Agostinho?

À avenida principal de acesso ao centro da Praia de Santa Cruz, com início na rotunda do Parque de Campismo, foi dado o nome de Avenida Joaquim Agostinho. Em França, na 14.ª curva do Alpe dHuez.

Onde fica o Museu do ciclismo Joaquim Agostinho?

O Museu do Ciclismo Joaquim Agostinho encontra-se no antigo refeitório da Casa Hipólito, no Bairro Arenes, em Torres Vedras. Visite este equipamento cultural de terça-feira a domingo, entre as 10h00 e as 13h00 e entre as 14h00 e as 18h00.

Quem foi a esposa de Joaquim Agostinho?

Entre as várias personalidades que estiveram presentes, destaca-se a esposa de Joaquim Agostinho, Ana Agostinho, os antigos atletas Leonel Miranda, Artur Lopes e Cândido Barbosa, assim como o mecânico de Joaquim Agostinho, Francisco Araújo.

Quais foram as principais características da carreira de Joaquim Agostinho?

O ano de 1969 marca o princípio da carreira brilhante pela qual Joaquim Agostinho é conhecido. O ciclista ganhou a Volta a Portugal, mas foi desclassificado e remetido para sétimo lugar por consequência de um controlo antidoping. Nesse ano estreou-se na equipa de Gribaldy e venceu duas etapas do Tour de France, classificando-se em oitavo na geral.

Qual é a biografia de Joaquim Agostinho?

Aos 18 anos foi chamado a combater na guerra colonial em Moçambique, onde participou numa corrida de bicicletas em vila Cabral que ganhou, no entanto ele gostava era de futebol. Uma vinda a Portugal para matar saudades da sua mulher Ana Maria e que alteraria definitivamente a sua vida, com a recordação da vitória em Vila Cabral viva na sua mente.

Onde fica a Avenida Joaquim Agostinho?

À avenida principal de acesso ao centro da Praia de Santa Cruz, com início na rotunda do Parque de Campismo, foi dado o nome de Avenida Joaquim Agostinho. Em França, na 14.ª curva do Alpe dHuez.

Quais foram as três vezes que Joaquim Agostinho venceu a volta a Portugal?

Joaquim Agostinho venceu por três vezes a Volta a Portugal, em 1970, 1971 e1972, com a camisola do Sporting, e em duas ocasiões foi terceiro classificado na Volta a França, em 1978 e 1979. Ganhou também as voltas a Portugal de 1969 e 1973, mas seria desclassificado em ambas por doping.

Qual foi a última vez que Agostinho regressou ao ciclismo leonino?

Regressou pela última vez ao Ciclismo leonino em 1984, já com 40 anos. No dia 30 de Abril disputava-se a Volta ao Algarve, quando Agostinho que vestia a Camisola Amarela, sofreu um hematoma epidural agudo no crânio, por não usar capacete, num acidente provocado por um cão que se atravessou no seu caminho.

Postagens relacionadas: