Colocações especialidade médica 2021

colocações especialidade médica 2021

Como é feita a colocação em especialidade médica?

Nos termos do regime vigente, a colocação em especialidade médica é realizada com base na classificação obtida pelo médico na Prova Nacional de Seriação, que se realiza, uma única vez, no 4.º trimestre de cada ano civil.

Quais são os graus de qualificação para a carreira especial médica?

A legislação de enquadramento da carreira especial médica prevê a existência de dois graus de qualificação, sendo um deles, o grau de consultor. Este titulo de habilitação profissional é atribuído pelo Ministério da Saúde, devidamente reconhecido pela Ordem dos Médicos, mediante a realização de procedimento concursal.

Quando começa o processo de escolha da área de especialização?

Informam-se os candidatos ao procedimento concursal de ingresso no IM 2018 que o processo de escolhas da área de especialização decorre no período de 11 a 26 de junho de 2018.

Como é feita a atribuição de vagas para a especialidade de saúde?

A atribuição de vagas para a especialidade tem todos os anos por base a definição da idoneidade e capacidade de formação dos serviços de saúde. As vagas são abertas pelo Ministério da Saúde, mas com base na identificação das capacidades por parte da Ordem dos Médicos (OM).

Quais são as principais especialidades médicas no Brasil?

As principais especialidades médicas, hoje, no Brasil, são Oftalmologia, Pediatria, Cardiologia, Dermatologia e Ginecologia e Obstetrícia, além da Urologia. São 432.579 títulos em especialidades, com 293.064 médicos especialistas, o que corresponde a 61,4% do total com um ou mais títulos de especialista.

Qual a diferença entre especialização e residência médica?

Especialização e residência médica são as principais opções que surgem para quem está dando os primeiros passos na área médica. Há quem não entenda a diferença entre as duas modalidades, mas elas são bastante distintas.

Quais são as vantagens dos cursos de especialização para os médicos?

Os cursos de especialização também têm duas vantagens estratégicas e específicas para os médicos. No início da carreira, um curso de menor duração e grande profundidade pode ajudar o profissional a se qualificar e se destacar rapidamente no mercado. Vale ressaltar também que não apenas profissionais recém formados podem se especializar.

Quais são as especializações da medicina?

Saiba quais são as especializações da medicina e suas funções 1. Acupuntura: trata doenças a partir da aplicação de agulhas em pontos específicos do corpo. 2. Alergia e imunologia: estuda o sistema imune para promover o tratamento de doenças alérgicas e demais alterações. 3. Anestesiologia: ...

Como fazer uma especialização?

Fazer uma especialização demanda tempo e dedicação. Além da carga horária de aulas, é preciso levar em conta o tempo que você vai gastar para se deslocar, ler material complementar, estudar para provas, elaborar trabalhos e desenvolver o trabalho de conclusão do curso.

Quando sai a lista ordenada de candidatos ao processo de escolha da área de especialização?

Torna-se pública a lista ordenada de candidatos ao processo de escolhas da área de especialização, a realizar no âmbito do procedimento concursal de ingresso no IM 2020, com os locais de escolha atualizados.

Quando é o processo de escolha da Secretaria de saúde?

O processo de escolhas decorrerá entre os dias 11 a 26 de junho de 2018, junto das Administrações Regionais de Saúde, I.P., (ou órgão equiparado da Região Autónoma) da zona selecionada pelos candidatos.

Postagens relacionadas: