Aldeia de pontes castro laboreiro

aldeia de pontes castro laboreiro

Quais são as características da aldeia de pontes?

A Aldeia de Pontes é uma antiga Inverneira de Castro Laboreiro, desabitada há mais de 15 anos e que tem sido recuperada aos poucos para Turismo Rural. As casas combinam a arquitectura tradicional castreja com a modernidade no seu interior. CASTRO LABOREIRO pertence ao concelho de Melgaço e está situado no Parque Nacional Peneda-Gerês.

Quem é o dono da aldeia de pontes?

A aldeia de Pontes é uma inverneira localizada a pouco mais de 6km de Castro Laboreiro, atualmente a beneficiar do trabalho de Manuel Rodrigues, um filho da terra – emigrante em França por muitos anos – que, com as suas próprias mãos, decidiu ir reconstruindo as antigas casas da aldeia, convertendo-as para turismo rural.

Qual é a data de construção da Ponte Velha?

Apesar da sua aparência de estilo medieval, a data de construção da Ponte Velha não é precisa, estimando-se que decorreu entre os séculos XV e XVI, enquadrando-se na Idade Moderna.

O que são pontes e quais são suas características?

São denominadas como pontes as obras que são destinadas a permitir a transposição de obstáculos ou a continuidade de uma via de comunicação qualquer. Esses obstáculos podem ser rios, vales profundos, braços de mar ou outras vias.

Qual a origem das pontes em arco?

É no século III a.C. que os romanos começam a se dedicar à construção de pontes em arco, atingindo um desenvolvimento nas técnicas de construção e projecto nunca antes visto e dificilmente superado nos mil anos seguintes.

Como são classificadas as pontes?

As pontes podem ser classificadas pelo uso para o qual foram desenhadas, pelo tipo de estrutura usado na sua concepção. Segundo a sua utilização as pontes podem ser classificados como: pontes pedonais, utilizadas exclusivamente por peões e também chamadas de passarelas

Onde fica a Ponte Velha?

A ponte, em alvenaria de pedra, ergue-se sobre 27 arcos e apresenta dois troços distintos: O romano, na margem direita do rio, com 7 arcos, encontra-se parcialmente encoberto pelo maciço onde se ergue a Igreja de Santo António da Torre Velha;

Quando foi a construção de uma ponte?

A empresa apresentou o plano definitivo para a ponte em 3 de Novembro desse ano, que foi aprovado em 9 de Maio de 1962, levando desta forma à adjudicação definitiva para a obra. Finalmente, em 1958, os governantes portugueses decidiram oficialmente a construção de uma ponte.

Onde fica a Ponte da Cavada Velha?

A Ponte Nova, Ponte da Cavada Velha ou como também é referida Ponte da Cava da Velha, é uma ponte romana situada sobre o rio Laboreiro, no perímetro do Parque Nacional da Peneda-Gerês, localizada nas proximidades da inverneira de Assureira, a 3 km a Sul do centro de Castro Laboreiro, concelho de Melgaço, distrito de Viana do Castelo .

Quais são as duas pontes que estavam planeadas nos anos 30?

Mapa com as duas pontes que estavam planeadas nos anos 30. À esquerda está uma ponte pênsil (semelhante à futura Ponte 25 de Abril), enquanto que do lado oriental está a ponte ferroviária do Beato ao Montijo, que não foi construída.

Postagens relacionadas: