Alterar morada carta de condução

alterar morada carta de condução

Como alterar a carta de condução?

Deve alterar a carta de condução sempre há mudanças importantes nos seus dados. Isto implica a substituição da sua carta atual por uma com os novos dados. Peça a substituição da carta se ela estiver em mau estado ou se houver alteração de elementos: se mudar de nome ou forem acrescentadas ou retiradas restrições médicas à carta ...

Por que as cartas de condução emitidas depois de 2017 deixaram de conter a morada?

É por este motivo que desde a implantação do programa “Carta Sobre Rodas”, as cartas de condução emitidas depois de 2017 deixaram de conter a morada. O projeto “Carta Sobre Rodas” não vem apenas eliminar a necessidade de alterar a morada na carta de condução.

Qual é o novo modelo da Carta de condução?

O novo modelo da carta de condução continua a adicar da indicação da morada. Como já te deves ter apercebido, desde as cartas de condução emitidas a partir de janeiro de 2017 deixaram de ter qualquer referência à morada do condutor.

Como renovar a carta de condução?

A partir dos 60 anos, poderá solicitar o serviço médico ACP que efetuará a avaliação e emitirá o documento necessário para renovar a sua carta de condução, tudo numa única deslocação. Em alternativa, o ACP possibilita-lhe renovar a carta em casa ou no escritório, um serviço disponível nas áreas da Grande Lisboa e do Grande Porto.

Como alterar dados da Carta de condução?

Através do novo portal, denominado de IMT Online, os condutores passam a poder proceder a um conjunto de pedidos assim como alterar dados da sua carta de condução. Relativamente à morada, como também já informámos, quando esta mudar, já não vai precisar de alterar a carta de condução, até porque essa informação deixa de ser considerada.

Onde substituir a carta de condução?

Onde substituir a carta de condução. Este processo pressupõe dois locais para a sua realização: Através da internet (na área pessoal do site do IMT); Em locais próprios para o efeito: balcões de atendimento do IMT, Lojas de Cidadão (Setúbal e Santarém) e em todos os Espaços Cidadão.

Como renovar a carta de condução?

No dia 02 de janeiro de 2017, o IMTT abriu um balcão de serviço online onde todos os condutores podem renovar ou substituir a carta de condução através da internet, de forma mais simples e rápida.

Posso alterar a morada da Carta de condução?

Essa informação passa a estar disponível apenas na base de dados do Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT), tendo por base a informação que consta no Cartão de Cidadão. Assim sendo, caso mude de residência fiscal, é necessário apenas alterar a morada no Cartão de Cidadão.

Quais as alterações do novo modelo de carta de condução?

Há um novo modelo de carta de condução que promete um design melhorado e mais seguro (de acordo com as normas definidas a nível europeu), tendo sido apresentado no passado dia 11 de janeiro num evento que decorreu nas instalações da Imprensa Nacional Casa da Moeda (INCM).

Como funciona a nova Carta de condução?

Desta forma, a nova carta de condução inclui uma impressão holográfica, no canto inferior direito e um código de barras bidimensional QR. Este código, legível pelas câmaras dos telemóveis, permitirá digitalizar o documento e tê-lo disponível no telemóvel sem que os condutores tenham de trazer consigo o documento.

Quais as vantagens da Carta de condução?

Jorge Delgado acrescentou que o novo modelo de carta de condução tem um novo design «que incorpora maior segurança através de técnicas de impressão offset e serigrafia». «Os guilhoches, os microtextos e as linhas de espessura variável e a Multiple Laser image são tudo elementos que conferem a esta nova carta essa maior segurança», disse ainda.

Onde são fabricadas as cartas de condução?

As cartas de condução, que existem em Portugal desde 1910, são fabricadas há 60 anos na Imprensa Nacional Casa da Moeda, uma empresa de capital público.

Postagens relacionadas: