Dgrhe

dgrhe

Por que e por que?

O “porque” (junto e sem acento) é uma conjunção causal ou explicativa, e tem o mesmo valor de “pois”, “já que”, “visto que”, “uma vez que” ou “em razão de”. 23 de abril é o Dia Nacional do Choro porque Pixinguinha nasceu nesse dia. Porque discordei de sua opinião, ela me excluiu do grupo. Bruno fez isso porque já estava cansado de tanta humilhação!

Qual a diferença entre por que e por que?

O uso dos porquês depende do sentido que queremos dar a uma frase. Assim, usamos “por que” com o mesmo valor de “pelo qual”, “pelos quais”, “pela qual”, “pelas quais”, “por qual”, “por qual razão” e “por qual motivo”. Já o “por quê”, no sentido de “por qual razão” ou “por qual motivo”, leva acento quando ocorre no final de frase e antes de ...

Qual é o significado de porquê?

Porquê. É substantivo e tem significado de “motivo”, “razão”. Vem acompanhado de determinante, como um artigo, pronome, adjetivo ou numeral. Exemplos: O porquê de não estar conversando é porque quero estar concentrada. (motivo) Diga-me um porquê para não fazer o que devo. (uma razão) Por Sabrina Vilarinho. Graduada em Letras.

Por que usar os porquês?

Ao usar os porquês, podemos manifestar uma dúvida ou uma certeza, isto é, perguntar ou afirmar. A seguir, vamos ler alguns exemplos de frases com os porquês, retiradas do livro A hora da estrela, de Clarice Lispector (1920-1977):

Por que e porquê?

Quando for substantivo e/ou houver um determinante antecedendo, será escrito junto e com acento: porquê. Nesse caso, seus substitutos são as palavras: motivo, razão, causa. a) O porquê de estarmos aqui é que faremos reunião a respeito das férias de dezembro. b) Dê-me um porquê para continuar a ajudá-lo! c) Agora, estudaremos o uso dos porquês.

Qual a diferença entre porque e por que?

Alguns exemplos são: “Não sei por que motivo você vai faltar amanhã” (significado: pelo qual motivo) e “Por que você vai faltar amanhã?” (significado: por qual razão?). Resumindo, o por que (escrito separado) é usado tanto em perguntas quanto afirmações, e questiona ou explica o motivo ou a razão de algo.

Qual é o sinônimo de porquê?

O “porquê” (junto e com acento) é um substantivo usado como sinônimo das palavras “razão” e “motivo”.

Por que usar os porquês?

Ao usar os porquês, podemos manifestar uma dúvida ou uma certeza, isto é, perguntar ou afirmar. A seguir, vamos ler alguns exemplos de frases com os porquês, retiradas do livro A hora da estrela, de Clarice Lispector (1920-1977):

Qual a diferença entre porque e porque?

Estas quatro formas existem na língua portuguesa e estão corretas. Contudo, devem ser utilizadas em situações diferentes. Quando usar porque? Porque (junto e sem acento) é utilizado em respostas para indicar uma causa ou uma explicação. É uma conjunção subordinativa causal ou explicativa que une duas orações.

Qual é a função da palavra porque?

Por que isto é tão caro? Queria saber por que você não me telefonou ontem. Quando usado no meio das frases, por que tem a função de pronome relativo. Pode ser substituído por por qual e pelo qual. O local por que passei é muito bonito. (O local por qual passei é muito bonito.) A razão por que sobra sempre para mim, eu não sei.

Qual é o sinônimo de porquê?

Porquê (junto e com acento) é um substantivo masculino. Quase sempre vem acompanhado do artigo definido o: o porquê. É sinônimo de: motivo, razão, causa. Gostaria de saber o porquê de sua mudança de opinião.

Por que e por que?

Porque (junto e sem acento) é utilizado em respostas para indicar uma causa ou uma explicação. É uma conjunção subordinativa causal ou explicativa que une duas orações. Porque é sinônimo de: pois, uma vez que, visto que, dado que, por causa de, pelo motivo de. Eu não fui trabalhar porque perdi o ônibus.

Postagens relacionadas: