S. bentinho da porta aberta lenda

s. bentinho da porta aberta lenda

Por que a Igreja de São Bento é chamada de porta aberta?

A designação de São Bento da Porta Aberta deve-se ao facto de a ermida ter sempre as suas portas abertas, servindo de abrigo aos viajantes. Já nos finais do século XX foi construída uma igreja nova, de arquitetura moderna, ao lado do santuário, permitindo assim receber um maior número de crentes.

Como surgiu o Santuário de São Bento da porta aberta?

O Santuário de São Bento da Porta Aberta teve origem em 1615, com a construção de uma pequena ermida, a pedido do Cónego Miguel Pinheiro Figueira, visitador das freguesias de Entre Homem e Cavado, cujas portas estavam sempre abertas, para servir de abrigo a quem passava. A construção do atual Santuário iniciou-se em 1880, e ficou concluída em 1895.

Por que a Ermida da Porta Aberta é tão importante?

São Bento da Porta Aberta é um santuário erigido em Terras de Bouro, no Gerês, e uma das mais fortes devoções do nosso país. A ermida original foi construída em 1640, dedicada a São Bento, sendo conhecida como da Porta Aberta porque servia de abrigo aos viajantes, tendo sempre as portas abertas para acolher quem chegasse.

Qual a importância de uma oração de São Bento?

A medalha de São Bento não é um amuleto da sorte, mas um sinal da fé. O uso recorrente do símbolo tem como objetivo colocar-nos sob a proteção do Santo. São numerosos os milagres atribuídos a este sinal.

Quanto tempo durou o templo a São Bento?

Com o crescimento do culto, houve a necessidade de ampliar essa construção, sendo erguido então o templo a São Bento, numa obra que durou 15 anos, de 1880 a 1895.

Postagens relacionadas: