Terra nossa amarante

terra nossa amarante

Como é a cidade de Amarante?

Amarante é uma agradável cidade do Norte de Portugal, sede de concelho, considerada uma das mais belas do País, banhada pelo pacífico e belo rio Tâmega. Região ocupada pelo homem desde a pré-história, Amarante desde cedo ofereceu férteis solos, o fresco rio e verdejantes paisagens de grande beleza.

Qual a importância da região de Amarante?

Região ocupada pelo homem desde a pré-história, Amarante desde cedo ofereceu férteis solos, o fresco rio e verdejantes paisagens de grande beleza. Foi com a chegada de São Gonçalo, natural em Tagilde, Guimarães, que Amarante ganhou maior importância.

Quais são os monumentos de destaque em Amarante?

Igreja de São Gonçalo – A Igreja de São Gonçalo é o monumento de destaque em Amarante. Foi fundada em 1540, tendo a sua edificação terminado em 1620. Estão patentes diversas épocas construtivas, de estilo renacentista, maneirista, barroco e oitocentista.

Qual a importância da Ponte de Amarante?

A ponte de Amarante perpetua a memória da heróica resistência da população às forças de Napoleão que, em inícios do séc. XIX, invadiram Portugal.

Onde fica a cidade de Amarante em Portugal?

O que há para ver na cidade de Amarante em Portugal? Descubra aqui! Localizada a cerca de 45 minutos do Porto, Amarante é um pequeno refúgio no norte de Portugal.

Quais são as principais características das ruas de Amarante?

As tradicionais ruas de Amarante, com construções em materiais da região como o granito, respiram história e Património, oferecendo locais únicos, e monumentos dignos de registo como o maravilhoso Convento e Igreja de São Gonçalo, a bela a imponente Ponte, as Igrejas de São Pedro e São Domingos, o belo Solar dos Magalhães ou a Casa da Cerca.

Qual a importância da região de Amarante?

Região ocupada pelo homem desde a pré-história, Amarante desde cedo ofereceu férteis solos, o fresco rio e verdejantes paisagens de grande beleza. Foi com a chegada de São Gonçalo, natural em Tagilde, Guimarães, que Amarante ganhou maior importância.

Quais são os pontos turísticos de Amarante?

Amarante já existia por volta do ano de 1200, mas foi elevada oficialmente à cidade somente em 1985. A área urbana da cidade forma belos cenários com seus belos prédios históricos e igrejas, ás margens do rio Tâmega, cortado pela ponte.

Quais são os melhores lugares para visitar em Amarante?

Quem visita Amarante é de visita obrigatória o Convento de São Gonçalo.Na segunda vez que aqui estive estava em obras... 5. Ecopista da Linha do Tâmega Uma agradável surpresa.

Quais são as principais características do caminho de Amarante?

Pelo caminho, Amarante, imponente terra nortenha, ganha destaque. A explicação está na emblemática Ponte de São Gonçalo. Era a passagem que, no contexto medieval, facilitava a travessia do Tâmega a muitos viajantes – muitos dos quais seriam, pois, peregrinos de Santiago.

Quais são as principais características do parqueflorestal de Amarante?

Parque Florestal de Amarante É uma zona de completo lazer,têm diversão para os mais jovens e não só.Também é uma zona de feirantes e têm sempre a... 7. Igreja de São Pedro A nave, com uma abóbada de canhão estucada, está ornamentada por painéis de azulejos amarelos e azuis do séc. XVII. A...

Quais são os locais e vestígios que transportam o concelho de Amarante para o período?

Uma visita a Amarante com interesse em reviver o período romano far-vos-á ir ao Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso e a algumas freguesias como, por exemplo: Vila Caiz, Gondar, Vila Chã do Marão, Sanche, Lomba e Salvador. A maior prova de influência romana no concelho está no chão que pisamos pelos caminhos de Amarante – a via romana.

Postagens relacionadas: