Dengue sintomas

dengue sintomas

Qual a eficácia da dengue?

A eficácia na população acima de 9 anos é de, aproximadamente, 66% contra os quatro sorotipos de vírus da dengue. Isso significa que em um grupo de cem pessoas, 66 evitariam contrair a doença.

Como é transmitida a dengue?

A dengue não é transmitida de pessoa para pessoa, não constituindo uma doença contagiosa. A transmissão se dá pelo mosquito que, após um período de 10 a 14 dias contados depois de picar alguém contaminado, pode transportar o vírus da dengue durante toda a sua vida.

Como se proteger contra a dengue?

Algumas vezes, os mosquitos e larvas da dengue desenvolvem resistência aos produtos. Sempre que isso é detectado, o produto é imediatamente substituído por outro. O uso de repelentes, principalmente em viagens ou em locais com muitos mosquitos, é um método importante para se proteger contra a dengue.

Quanto tempo vive um mosquito da dengue?

O Aedes aegypti procria em velocidade prodigiosa e o mosquito da dengue adulto vive em média 45 dias. Uma vez em que o indivíduo é picado, demora no geral de três a 15 dias para a doença se manifestar, sendo mais comum cinco a seis dias.

Como é feito o tratamento de dengue?

- Usar repelentes à base de DEET (N-N-dietilmetatoluamida), IR3535 ou de Icaridina nas partes expostas do corpo. Também pode ser aplicado sobre as roupas.

O que é dengue e qual a sua importância para a saúde pública?

O vírus dengue (DENV) é um arbovírus transmitido pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti e possui quatro sorotipos diferentes (DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4). O período do ano com maior transmissão da doença ocorre nos meses mais chuvosos de cada região, geralmente de novembro a maio.

Como Prevenir a dengue com repelentes?

A doença que, em casos graves, pode levar à morte – já foram registradas três na cidade – tem feito aumentar a procura por repelentes. Claro que todos sabemos que o mosquito Aedes aegypti é o transmissor da dengue e a melhor maneira de prevenir a doença é eliminar água parada.

Quais são os cuidados mais importantes para a prevenção da dengue?

Alguns dos cuidados mais importantes para a prevenção da dengue são: 1. Eliminar os focos de água parada. O mosquito que transmite a dengue se prolifera em locais com água parada, por isso eliminar os focos de água é um cuidado essencial para evitar que o mosquito se reproduza: Manter os pratos de vasos de flores e plantas com areia;

Quais são os sintomas da dengue?

A transmissão da dengue acontece através da picada da fêmea do mosquito Aedes Aegypti, que provoca sintomas como dor nas articulações, no corpo, na cabeça, náuseas, febre acima de 39ºC e manchas vermelhas no corpo.

Como a dengue pode evoluir para a síndrome do choque da dengue?

Embora pareça pouco agressiva, a doença pode evoluir para a dengue hemorrágica e a síndrome do choque da dengue, caracterizadas por sangramento e queda de pressão arterial, o que eleva o risco de morte.

Postagens relacionadas: