Voto antecipado inscrição

voto antecipado inscrição

Quem tem direito ao voto antecipado?

Legislativas 2022 Explicador. Já estão abertas as inscrições para o voto antecipado O voto antecipado em mobilidade foi alargado a todos os eleitores recenseados no território nacional e é permitido também o voto antecipado a quem está em isolamento obrigatório por causa da Covid-19.

Como se inscrever na modalidade de voto antecipado?

A inscrição na modalidade de voto antecipado deve ser feita entre os dias 16 e 20 de janeiro pelo site www.votoantecipado.mai.gov.pt. Ao aceder a esta plataforma eletrónica basta que insira os seguintes dados:

Como será o voto antecipado nas próximas eleições legislativas?

Nas próximas eleições legislativas será possível o voto antecipado, permitindo aos eleitores recenseados em território nacional votar em qualquer ponto do País, nas mesas de voto constituídas para o efeito, independentemente do seu local de voto registado nos cadernos eleitorais. Faça o registo aqui.

Como votar antecipadamente na eleição?

Para tal, deverá inscrever-se na presente plataforma, no período adequado, selecionando a eleição e a modalidade de voto antecipado que se adequa à sua situação. Pode ainda consultar nesta plataforma a sua inscrição, anteriormente efetuada, para cada uma das eleições a decorrer.

Quando começa o voto antecipado?

As inscrições para o voto antecipado nas presidenciais decorrem até à próxima quinta-feira, 14 de janeiro. Só no primeiro dia já se inscreveram mais pessoas do que as que usaram esta modalidade em 2019, nas eleições para o Parlamento. ...

Quem tem direito ao voto?

– O voto é obrigatório para todo cidadão, nato ou naturalizado, alfabetizado, com idade entre 18 e 70 anos.

Qual a diferença entre voto antecipado e voto nulo?

Já se existir uma lista ou candidato que tenha desistido ou não tenha sido admitido, e assinar a cruz no mesmo, o voto também será nulo. No caso do voto antecipado, se o boletim de voto não chegar nas condições legalmente previstas ou não esteja devidamente fechado, esse voto será considerado nulo.

Como inscrever-se na plataforma de voto antecipado?

Para tal, deverá inscrever-se na presente plataforma, no período adequado, selecionando a eleição e a modalidade de voto antecipado que se adequa à sua situação. Pode ainda consultar nesta plataforma a sua inscrição, anteriormente efetuada, para cada uma das eleições a decorrer.

Quando será o voto antecipado nas eleições?

Presos não privados de direitos políticos - entre 27 de dezembro e 10 de janeiro; Eleitores que pretendam votar antecipadamente em Mobilidade - entre 16 e 20 de janeiro; Eleitores em confinamento obrigatório - entre 20 e 23 de janeiro;

Posso votar antecipadamente nas próximas eleições legislativas?

Nas próximas eleições legislativas, marcadas para 30 de janeiro, volta a ser possível votar antecipadamente. Qualquer cidadão pode optar por esta modalidade, porém existem condições especiais para pessoas em isolamento, residentes em lares, internados em hospitais, reclusos e deslocados no estrangeiro.

Como fazer o voto antecipado?

O voto antecipado pode ser requerido à Administração Eleitoral da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna (SGMAI ) entre 20 e 23 de janeiro através de registo na plataforma.

Como votar nas próximas legislativas?

Tal como nas eleições europeias, também nas próximas legislativas vai ser possível votar no domingo anterior, em qualquer ilha ou capital de distrito. É necessário fazer uma inscrição prévia e escolher o local onde se quer votar.

Postagens relacionadas: