Gravuras do coa

gravuras do coa

Qual a origem das gravuras de Foz Côa?

Há muito conhecidas das gentes locais, principalmente pastores e moleiros, as gravuras de Foz Côa saltaram para a berlinda mediática em 1994, aquando da sua descoberta oficial originada pela construção de uma barragem na foz do rio Côa.

Qual o tamanho de uma gravura?

(Penascosa, V. N. de Foz Côa) O que são? As gravuras têm como suporte #R#superfícies verticais de xisto, com exposição preferencial #R#a nascente. A dimensão das gravuras oscila entre 15 cm e 180 cm, embora #R#predominem as de 40-50 cm de extensão.

Qual a extensão de uma gravura?

A dimensão das gravuras oscila entre 15 cm e 180 cm, embora #R#predominem as de 40-50 cm de extensão. As técnicas de #R#gravação usadas são a picotagem e o abrasão, que #R#por vezes coexistem, com o abrasão regularizando a #R#picotagem.

Quais são as técnicas de gravação?

As gravuras têm como suporte superfícies verticais de xisto, com exposição preferencial a nascente. A dimensão das gravuras oscila entre 15 cm e 180 cm, embora predominem as de 40-50 cm de extensão. As técnicas de gravação usadas são a picotagem e o abrasão, que por vezes coexistem, com o abrasão regularizando a picotagem.

Quais são os diferentes tipos de gravura?

Tipos de gravura que você precisa conhecer. 1. Xilogravura. De origem chinesa, a xilogravura é uma técnica que significa gravura em madeira. Por meio dela, é entalhada na madeira a imagem a ser impressa com o auxílio de um instrumento cortante.

Por que a gravura é tão importante?

A gravura é um múltiplo, isso quer dizer que pode-se tirar várias cópias de um mesmo desenho. As gravuras têm valor artístico por serem totalmente originais e realizadas artesanalmente. Foram realizadas por grandes artistas desde o final do século XV. O material da matriz é o que classifica o tipo da gravura.

Qual a diferença entre a xilogravura e a gravura em metal?

Esta técnica é mais recente do que a Xilogravura devido ao material de sua matriz, e foi muito utilizada pelos artistas modernos, como Picasso por exemplo. Gravura em metal começou a ser utilizada na Europa no século XV.

Como fazer uma gravura?

Para se fazer uma gravura é necessário um suporte (matriz) na qual será feito o desenho. Esse suporte é entintado e a imagem é impressa no papel. A gravura é um múltiplo, isso quer dizer que pode-se tirar várias cópias de um mesmo desenho.

Postagens relacionadas: