Acordo de mobilidade cplp

acordo de mobilidade cplp

Quando será a ratificação do Acordo de mobilidade da CPLP?

O acordo de mobilidade foi assinado em Luanda, em 17 de julho, na XIII Conferência de Chefes de Estado e de Governo da CPLP, na qual Angola assumiu a presidência da organização até 2023.

Qual a importância do Acordo de mobilidade para os países irmãos da CPLP?

O acordo de mobilidade agora ratificado constitui o importante passo entre os países irmãos da CPLP, que irá contribuir para a aproximação da Comunidade aos seus cidadãos e para o incremento e consolidação das relações de cooperação existentes entre estes países em todos os domínios, acrescenta a nota.

Qual a importância do acordo com a CPLP?

«O acordo representa um reforço das relações de amizade e cooperação entre os membros da CPLP», disse, acrescentando que «é importante para todos os cidadãos da comunidade, mas, nesta fase, sobretudo para docentes, estudantes, empresários, agentes culturais e desportistas».

Quando foi aprovado o Acordo sobre a mobilidade entre os países de língua portuguesa?

A XIII Conferência de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) adotou o Acordo sobre a Mobilidade entre os Estados-Membros da CPLP, aprovado na precedente XXVI Reunião do Conselho de Ministros, decorrida no dia 16 de julho de 2021, em Luanda, Angola.

Qual a importância do Acordo de mobilidade para os países irmãos da CPLP?

O acordo de mobilidade agora ratificado constitui o importante passo entre os países irmãos da CPLP, que irá contribuir para a aproximação da Comunidade aos seus cidadãos e para o incremento e consolidação das relações de cooperação existentes entre estes países em todos os domínios, acrescenta a nota.

Quando entra em vigor o acordo para a mobilidade?

Segundo o Acordo para a Mobilidade, este entrará em vigor no primeiro dia do mês seguinte à data em que três Estados-membros tenham depositado na sede da CPLP, junto ao seu secretariado executivo, os respetivos instrumentos de ratificação, aceitação ou aprovação.

Quais são os tipos de passaportes que abrangem a mobilidade CPLP?

Quanto às modalidades de mobilidade, as previstas são: estadias de curta duração, estadias temporárias, vistos e autorização de residência CPLP. Mas o acordo já define que a mobilidade CPLP abrange os titulares de passaportes diplomáticos, oficiais, especiais e de serviço, bem como os de passaportes ordinários.

Quais são os países membro da CPLP?

O Acordo de Mobilidade deverá ser aprovado este sábado na XIII cimeira da organização lusófona. Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste são os nove Estados-membros da CPLP, que celebra 25 anos.

Hoje em dia se fala muito sobre a importância da mobilidade física, seja para a prática de esportes, seja para a melhoria do padrão de movimentação nas Atividades de Vida Diária (AVD’s). Mas por que a mobilidade física é tão relevante? E, se ela é essencial, o que podemos fazer para ampliá-la? Continue lendo para descobrir.

Quais são os benefícios dos exercícios de mobilidade?

Qual a importância da CPLP para a Sociedade Brasileira?

5. A CPLP trabalha para promover a liberdade de expressão, o pluralismo dos meios de comunicação social, a igualdade de acesso às expressões artísticas e culturais, ao saber científico e tecnológico.

O que é a CPLP e para que serve?

A CPLP trabalha para promover a liberdade de expressão, o pluralismo dos meios de comunicação social, a igualdade de acesso às expressões artísticas e culturais, ao saber científico e tecnológico.

Quais são os principais objetivos da CPLP?

A CPLP tem como objectivos gerais a concertação política e a cooperação nos domínios social, cultural e económico. Para a prossecução desses objectivos a Comunidade tem promovido a coordenação sistemática das actividades das instituições públicas e entidades privadas empenhadas no incremento da cooperação entre os seus Estados-membros.

Quais são os fundamentos da CPLP?

A CPLP assume-se como um novo projecto político cujo fundamento é a Língua Portuguesa, vínculo histórico e património comum dos Nove – que constituem um espaço geograficamente descontínuo, mas identificado pelo idioma comum. Esse factor de unidade tem fundamentado, no plano mundial, uma actuação conjunta cada vez mais significativa e influente.

Postagens relacionadas: