Criarte carcavelos

criarte carcavelos

Como é a localização de Carcavelos?

A localização de Carcavelos é bastante privilegiada. A nível da rede de transportes, Carcavelos dispõe de excelentes ligações quer a Lisboa quer a Sintra e Cascais. Desta forma, também o acesso aos principais eixos rodoviários e ferroviários do país se torna simples, rápido e cómodo.

Quando foi inaugurada a loja de Carcavelos?

A Loja Cascais Jovem de Carcavelos, está inserida no CriArte by Cascais Jovem, inaugurado a 23 de setembro de 2018.

Quais são as principais características do concelho de Carcavelos?

Carcavelos integra o concelho de Cascais, reconhecido pelas suas políticas educativas e a sua vasta rede pública de escolas, complementada por vários estabelecimentos privados de excelência e de exclusividade. Destaca-se também a proximidade com os polos universitários de Oeiras e Lisboa, ambos de reconhecido valor e qualidade.

Como era a freguesia de Carcavelos em 1527?

Em 1527 Carcavelos contava somente 14 vizinhos (cerca de 60 habitantes) De notar que só a partir de 1953 é que as povoações do Arneiro, Rebelva e Sassoeiros passam a integrar a freguesia de Carcavelos, sendo desmembradas da de São Domingos de Rana. Anteriormente a esta data, a freguesia de Carcavelos era constituído somente pelo lugar-sede.

Por que visitar Carcavelos?

Carcavelos constitui assim um local com grande potencial para quem gosta de usufruir da tranquilidade de uma vila de média dimensão mas não abdica do bulício da grande cidade. Carcavelos tem também uma localização geográfica privilegiada.

Qual é o concelho de Carcavelos?

Pelo censo geral de 1527, mandado fazer por D. João III, verifica-se que Carcavelos continua nessa data a pertencer ao concelho de Cascais, notando-se na Cronografia Portuguesa e Descripçam topográfica do famoso Reino de Portugal, no cap. XVI – A Vila de Cascais, que, dois séculos depois, tudo se mantém na mesma (1712).

Qual a densidade populacional de Carcavelos?

Carcavelos foi uma freguesia portuguesa do município de Cascais, com 4,51 km² de área e 23 347 habitantes (2011). A sua densidade populacional era 5 176,7 hab/km². Tem por orago Nossa Senhora dos Remédios.

Onde fica a praia de Carcavelos?

2–4 m. A Praia de Carcavelos é primeira praia oceânica após a foz do rio Tejo, formando com outras a Costa do Estoril. A Praia de Carcavelos está situada na União das Freguesias de Carcavelos e Parede, entre a Parede e Santo Amaro de Oeiras.

Qual é o concelho de Carcavelos?

Pelo censo geral de 1527, mandado fazer por D. João III, verifica-se que Carcavelos continua nessa data a pertencer ao concelho de Cascais, notando-se na Cronografia Portuguesa e Descripçam topográfica do famoso Reino de Portugal, no cap. XVI – A Vila de Cascais, que, dois séculos depois, tudo se mantém na mesma (1712).

Quais são as povoações que integram a freguesia de Carcavelos?

De notar que só a partir de 1953 é que as povoações do Arneiro, Rebelva e Sassoeiros passam a integrar a freguesia de Carcavelos, sendo desmembradas da de São Domingos de Rana. Anteriormente a esta data, a freguesia de Carcavelos era constituído somente pelo lugar-sede.

Qual é a história de Carcavelos no concelho de Cascais?

Outro testemunho da continuidade de Carcavelos no concelho de Cascais é-nos dado pelo cura António Coelho de Avelar, que nos diz que em 1758 “o lugar de Carcavelos é termo da vila de Cascais”. Porém, em Junho do ano seguinte, foi instituído o concelho de Oeiras e concedido a Sebastião José de Carvalho e Melo o título de conde de Oeiras.

Qual é o clima da freguesia de Carcavelos?

A freguesia de Carcavelos pertence ao concelho de Cascais, distrito de Lisboa, fica relativamente perto da foz do Tejo e dista de sede do concelho cerca de 8 km e 18 km da capital do distrito. O seu clima é privilegiado: não tem Invernos rigorosos e os Verões são amenos, possuindo um microclima propício ao tratamento de determinadas doenças.

Postagens relacionadas: