Tipos de abelhas

tipos de abelhas

Quais são os tipos de abelhas adultas?

Três tipos de abelhas adultas residem em uma colônia: a rainha, zangões masculinos e trabalhadoras inférteis. Em cada colônia, há apenas uma rainha que põe ovos, mas há milhares de trabalhadores.

Qual é a origem das abelhas?

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Nota: Para outros significados, veja Abelha (desambiguação). (sem classif.) Abelhas são insetos voadores, conhecidos pelo seu importante papel na polinização. Pertencem à ordem Hymenoptera, da superfamília Apoidea, subgrupo Anthophila, e são aparentados das vespas e formigas .

Quais são as abelhas típicas do Brasil?

Melipona quadrifasciata: também conhecida como abelha mandaçaia, tem um corpo forte e musculoso e são típicas da região Sul do país. Melipona fasciculata: também chamada de uruçu cinzenta, tem um corpo preto com listras cinzentas.

Quais são as subfamílias de abelhas?

4. Família Halictidae Esse tipo de abelha é composto por 3 subfamílias, assim divididas: Nomiinae: existem aproximadamente 11 gêneros e pelo menos 550 espécies descritas nesse grupo. Halictinae: as abelhas desse táxon apresentam um amplo espectro de comportamentos, que vão do solitário ao eussocial – o mais alto nível de organização social.

Quais são as espécies de abelhas?

Como algumas outras espécies de abelhas, as abelhas são sociais e vivem em colônias numeradas aos milhares. Três tipos de abelhas adultas residem em uma colônia: a rainha, zangões masculinos e trabalhadoras inférteis. Em cada colônia, há apenas uma rainha que põe ovos, mas há milhares de trabalhadores.

Quais são os comportamentos das abelhas?

Halictinae: as abelhas desse táxon apresentam um amplo espectro de comportamentos, que vão do solitário ao eussocial – o mais alto nível de organização social. Também inclui algumas tribos cleptoparasitas, que se aproveitam de presas ou alimentos capturados por outro animal.

Quais são as partes do corpo da abelha?

As abelhas são animais invertebrados e o corpo da abelha é dividido em três partes: cabeça, tórax e abdômen. Na cabeça localizam-se os órgãos sensoriais e as glândulas mandibulares. As antenas são fundamentais, pois possuem os sentidos da audição, olfato e tato.

Quais são as famílias de abelhas?

Dentro dessa família estão abelhas que habitam áreas temperadas ou áridas. Aqui subdivide-se as famílias: Alocandreninae, Andreninae, Oxaeinae e Panurginae. Alocandreninae: dentro desta família parace existir somente uma abelha, conhecida como Alocandrena porteri. Diz-se ser nativa da região andina do Peru.

Quais as principais características das Abelhas brasileiras?

As abelhas brasileiras são responsáveis por 90% da polinização da vegetação silvestre do território brasileiro. Elas são as grandes responsáveis pela conservação e manutenção das florestas do país.

Quais são as abelhas típicas do Nordeste do Brasil?

São típicas do Nordeste do Brasil. Melipona quadrifasciata: também conhecida como abelha mandaçaia, tem um corpo forte e musculoso e são típicas da região Sul do país. Melipona fasciculata: também chamada de uruçu cinzenta, tem um corpo preto com listras cinzentas. São famosas pela alta capacidade de produção de mel.

Quais abelhas são criadas no Brasil?

Quais abelhas são criadas no Brasil? A espécie de abelha mais criada no Brasil e no mundo é a Apis mellifera, conhecida popularmente por vários nomes, como abelha europeia, italiana, melífera, abelha de mel, africana ou africanizada. Apesar de ser a espécie de abelha mais criada por aqui, ela é exótica no país.

Quais são as espécies de abelhas nativas?

Abelhas brasileiras são as abelhas nativas do território brasileiro. Essas abelhas são popularmente conhecidas por abelhas nativas ou abelhas sem ferrão. É estimado que existam 20 mil espécies de abelhas espalhadas pelo mundo.

Postagens relacionadas: