Cabul afeganistão últimas notícias

cabul afeganistão últimas notícias

Por que os talibãs tomaram a capital do Afeganistão?

Os talibãs tomaram este domingo a capital do Afeganistão, Cabul, depois de uma rápida ofensiva que se seguiu à retirada de forças ocidentais do país.

Por que as forças norte-americanas dispararam para o ar no Aeroporto de Cabul?

De acordo com a agência de notícias France-Presse, as forças norte-americanas dispararam para o ar no aeroporto de Cabul, depois de milhares de afegãos terem invadido a pista, procurando fugir do país, após a tomada de poder pelos talibãs.

Quem são os trabalhadores portugueses que já saíram do Afeganistão?

Berta Nunes, secretária de Estado das Comunidades, confirmou à RTP que todos os trabalhadores portugueses que integravam a delegação da União Europeia já saíram do Afeganistão. Apenas três portugueses ligados à NATO e dois bombeiros aguardam neste momento um voo de repatriamento no aeroporto de Cabul.

Quais foram os motivos para o surgimento do Talibã?

O Talibã emergiu da brutal guerra civil que se sucedeu à retirada da União Soviética do Afeganistão. Embora o grupo tenha se formado oficialmente em 1994, depois do fim da Guerra Fria, alguns dos seus combatentes haviam lutado contra as forças soviéticas, com o ajuda secreta da CIA e forte apoio saudita e paquistanês.

Quais foram as primeiras ações armadas dos Taliban?

A primeira ação armada dos Taliban foi o estabelecimento do seu próprio checkpoint na estrada perto da vila de Hawz-i-Mudat. O grupo tinha algumas armas apenas, uma velha motocicleta russa e quase nenhum dinheiro, e o movimento poderia ter morrido no berço, não fosse o grande apoio da população local.

Qual a relação entre as forças de segurança afegãs e os talibãs?

Embora as forças de segurança afegãs estivessem bem financiadas e equipadas, elas ofereceram pouca resistência enquanto os militantes do Talibã tomavam grande parte do país após a retirada dos militares dos EUA a partir do início de julho.

Postagens relacionadas: