Ativação do cartão de cidadão

ativação do cartão de cidadão

Como ativar o cartão de Cidadão?

Se receber o seu Cartão de Cidadão por correio, terá de se dirigir a um balcão de levantamento do Cartão de Cidadão para pedir a ativação da autenticação e assinatura digital.

Quais são os códigos do cartão de Cidadão?

Na carta existem 4 códigos relacionados as funcionalidades digitais do Cartão de Cidadão. Estes códigos podem ser alterados pelo utilizador através da aplicação Autenticação.gov para computador.

Como autenticar-se com cartão de Cidadão?

Para autenticar-se com Cartão de Cidadão necessita de: navegador (browser) de internet que seja suportado por Autenticação.gov Com o Cartão de Cidadão introduzido no leitor de cartões, basta inserir o código PIN de autenticação, quando solicitado pelo portal ou serviço ao qual quer aceder.

Quais são as funcionalidades digitais do cartão de Cidadão?

As funcionalidades digitais do Cartão de Cidadão permitem-lhe autenticar-se, fazer serviços através da Internet ou assinar documentos digitais. Para aceder a estas funcionalidades é necessário um leitor de cartões smartcard e os códigos PIN que constam na carta, que lhe é entregue quando se pede ou renova o Cartão de Cidadão.

O que fazer quando o cartão de cidadão não tem assinatura digital?

Se já tem o Cartão de Cidadão há algum tempo e o cartão não tem as funções de autenticação e assinatura digital ativas, terá de se dirigir a um balcão de levantamento do Cartão de Cidadão.

Como entregar o cartão de Cidadão?

A entrega do Cartão de Cidadão em casa, ou na loja CTT, só pode ser feita ao titular do cartão. Se o titular do Cartão de Cidadão for menor de 18 anos, a entrega pode ser feita ao terceiro que estiver identificado nas cartas. No momento de entrega do Cartão de Cidadão pelos CTT, apresente:

Como alterar o cartão de Cidadão?

Envie o pedido de alteração, por email, para o balcão indicado na carta PIN, identificando o novo balcão e aguarde pela confirmação dos serviços. O local de levantamento do Cartão de Cidadão está indicado na carta PIN e corresponde ao local que escolheu quando fez o pedido do cartão.

Como levantar o cartão de Cidadão?

Quer levantar o Cartão de Cidadão? No balcão de levantamento, o Cartão de Cidadão é entregue presencialmente ao titular ou a outra pessoa indicada pelo mesmo previamente, bem como à pessoa que represente um titular considerado incapaz, nos termos da lei. Os cartões de cidadão renovados online só podem ser levantados pelo titular.

Como funciona a autenticação com cartão de Cidadão?

A autenticação com Cartão de Cidadão permite-lhe fazer login, realizar serviços e registar-se de forma segura em diferentes portais públicos ou privados (que tenham aderido aos meios Autenticação.gov). Para uma melhor compatibilidade, recomendamos que utilize os seguintes navegadores:

Como acessar o cartão de Cidadão?

Para uma melhor compatibilidade, recomendamos que utilize os seguintes navegadores: Com o Cartão de Cidadão introduzido no leitor de cartões, basta inserir o código PIN de autenticação, quando solicitado pelo portal ou serviço ao qual quer aceder.

Qual a validade do cartão de Cidadão?

No entanto, para assinar documentos digitais, o seu Cartão de Cidadão não pode ter a validade expirada, mesmo que se mantenha válido até 30 de outubro.

Como verificar a assinatura digital do meu cartão de Cidadão?

Pode verificar se a função de assinatura digital do seu Cartão de Cidadão está ativa na aplicação Autenticação.Gov para computador, no separador Segurança > Certificados > e depois selecione o certificado EC de assinatura digital qualificada do Cartão de Cidadão.

Postagens relacionadas: