Finanças e fatura

finanças e fatura

O que é uma fatura e para que serve?

De modo geral, a fatura é um pagamento que ainda será efetivado. Por exemplo, todos os meses recebemos nossas contas de luz, telefone, internet, entre outras, para efetuar o pagamento, certo? Esses são alguns exemplos de fatura.

Qual a diferença entre nota fiscal e fatura?

Enquanto a nota fiscal está relacionada ao recolhimento de impostos, a fatura não tem esse tipo de validade tributária e está mais relacionada à cobrança de um produto vendido ou serviço prestado. O ponto em comum, é que a nota fiscal e a fatura são documentos relativos a uma transação comercial entre empresa, ou entre empresa e pessoa física.

Como saber se existem faturas pendentes no e-fatura?

Por vezes surge no e-Fatura a indicação de que existem faturas pendentes. Isto acontece quando, através dos dados fornecidos, o sistema não consegue definir a dedução específica em que esta despesa deve ser integrada no e-Fatura. Neste caso precisa de indicar a que grupo de deduções pertencem estas faturas.

Como falar com o Portal das Finanças?

Perguntas frequentes Contactos Produtores de Software Portal das Finanças 217 206 707 Linha de apoio Site otimizado para IE 9, Chrome, Firefox 16 e Safari 5 Versão e-fatura: 1.21.13-28562

Quais são os conceitos faturamento e fatura?

Na gestão empresarial é imprescindível realizar um controle detalhado sobre as faturas que são emitidas aos clientes. Todo este processo é precisamente um faturamento. Este conceito também se refere ao lucro comercial obtido a partir de suas vendas, sejam produtos ou serviços.

Como funcionam as faturas?

Se você está vendendo para uma empresa, o valor faturado é inserido como contas a pagar no final – dinheiro saindo do bolso. Do seu lado, torna-se um item em suas contas a receber – dinheiro entrando no seu bolso. As faturas também deixam um rastro de papel. Isso é uma coisa boa.

Qual a diferença entre faturas e contas a pagar?

Se você está vendendo para uma empresa, o valor faturado é inserido como contas a pagar no final – dinheiro saindo do bolso. Do seu lado, torna-se um item em suas contas a receber – dinheiro entrando no seu bolso. As faturas também deixam um rastro de papel.

Qual a diferença entre uma fatura e um recibo?

Uma fatura é enviada para cobrar o pagamento imediato. Por exemplo, quando você vai a um restaurante, o servidor não fornece uma fatura no final da refeição – eles pagam uma fatura. Um recibo é um reconhecimento oficial e simples de que um pedido foi preenchido e pago.

Como saber se existem faturas pendentes no e-fatura?

Por vezes surge no e-Fatura a indicação de que existem faturas pendentes. Isto acontece quando, através dos dados fornecidos, o sistema não consegue definir a dedução específica em que esta despesa deve ser integrada no e-Fatura. Neste caso precisa de indicar a que grupo de deduções pertencem estas faturas.

Quando as faturas ficam pendentes?

As faturas ficam “pendentes” quando o seu emissor possui diversas atividades e pelo menos uma delas se enquadra num dos setores com benefício fiscal; e quando o consumidor é sujeito passivo de IVA.

Como verificar as faturas pendentes?

Para verificar as faturas pendentes basta aceder ao portal e-fatura e clicar em “Entrar” (em Faturas), seguido de “Consumidor”. Para entrar no portal é necessário inserir os dados pessoais de acesso, que são os mesmos dados do Portal das Finanças.

Por que é tão difícil validar faturas pendentes?

O trabalho, entende-se, é tudo menos agradável: ir com frequência ao Portal das Finanças, autenticar-se com credenciais que, muito provavelmente, nem sabe de cor e vai ter de ir repescar a uma pasta guardada no fundo do armário, e validar dezenas de faturas pendentes é uma perda de tempo difícil de justificar ao seu lado mais emocional.

Postagens relacionadas: