Abrir atividade

abrir atividade

Como fazer o pedido de início de atividade?

A declaração de início de atividade fica pendente, sendo necessário esperar por um código de fiabilização que é remetido pela AT por correio para o domicílio fiscal do trabalhador. Sempre que é iniciada uma atividade, fica enquadrado num regime de IVA e IRS, de acordo com os rendimentos que mencionar vir a obter nesse ano de início de atividade.

Como iniciar a atividade como trabalhador independente?

Iniciar a atividade como trabalhador independente exige entregar a declaração indicada para o efeito através do portal das finanças (Os seus Serviços/ Entregar/ Declarações Início de Actividade), ou numa repartição das finanças. Este procedimento não tem qualquer custo associado.

Como dar início a atividade nas finanças?

E junto da Segurança Social? O que deve fazer Ao efetuar o início da atividade nas Finanças está também automaticamente, através de cruzamento de dados, a dar início à atividade na Segurança Social (basta ao trabalhador estar inscrito na Segurança Social, com um número identificativo).

Quais são os códigos de atividades?

Estes códigos constam da tabela de atividades anexa ao artigo 151.º do Código do IRS (CIRS). Por sua vez, os códigos CAE identificam as atividades empresariais e as restantes atividades profissionais que podem ser exercidas por trabalhadores independentes e empresas. Por exemplo, atividades de carácter comercial, industrial ou agrícola.

Como fazer declaração de início de atividade?

Se tem senha de acesso ao Portal das Finanças, pode preencher a declaração de início de atividade em Serviços Tributários > Cidadãos > Entregar > Declarações > Atividade > Início de Atividade. Também pode iniciar a atividade apresentando-se em qualquer serviço de finanças acompanhado do cartão do cidadão.

Como entregar a declaração de início de atividade no Portal das Finanças?

Neste artigo, explicamos como entregar a declaração de início de atividade no Portal das Finanças, com o apoio de um passo a passo. Se pretende trabalhar por conta própria, antes de começar, tem de formalizar essa intenção junto da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT). Ou seja, abrir atividade.

Como obter comprovativo de entrega da Declaração de atividade?

A declaração de atividade é um documento que deve ser entregue antes de iniciar atividade como trabalhador independente. Para obter o comprovativo de entrega da Declaração de Início de Atividade, é necessário aceder ao Portal das Finanças: 1. Fazer login com NIF (número de contribuinte) e senha de acesso; 2.

Como iniciar a sua atividade nas finanças?

Se o fizer numa repartição das Finanças, basta levar consigo o Cartão de Cidadão e o IBAN. Qual o preço para abrir atividade nas Finanças? Selecionar “Cidadãos ou empresas” ▶︎ “Entregar” ▶︎ “Declarações” ▶︎ “Atividade” ▶︎ “Declaração de início de atividade”.

E a Segurança Social? Outra obrigação dos trabalhadores independentes é o pagamento de contribuições para a Segurança Social. Quando abriu atividade nas Finanças, a AT comunicou essa informação à Segurança Social.

Qual a importância da declaração do IVA para o trabalhador independente?

Como efetuar o início da atividade nas finanças?

Abrir atividade nas finanças é um dos primeiros passos a dar por quem é trabalhador independente. Informar a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) de que vai começar a trabalhar é obrigatório. Para quem está agora a começar a trabalhar por conta própria, as questões relacionadas com finanças e impostos podem parecer complicadas.

Como fazer a declaração de início de atividade no Portal das Finanças?

Entre no Portal das Finanças, clique em “Iniciar Sessão” e autentique-se com o seu NIF e senha de acesso. A seguir clique em “Serviços”, “Entregar”, “Declarações”, “Atividade”, “Início de Atividade”, “Entrega de Declaração de Início de Atividade”. O passo seguinte será preencher um formulário.

Como entrar no Portal das Finanças?

Se ainda não tem senha, basta abrir o Portal das Finanças, clicar em “Registar-se” e seguir os passos indicados. Pode também dirigir-se a um balcão da AT, mas não se esqueça de fazer o agendamento prévio através dos contactos disponíveis no Portal das Finanças.

Quanto custa a declaração de início de atividade?

Neste caso, a declaração de início de atividade será preenchida pelo funcionário da repartição da AT. Este preenchimento é gratuito se for feito pela internet; em papel tem o custo de 0,35€.

O que escolher – CAE ou CIRS? O CIRS é exclusivamente escolhido quando se desenvolve uma atividade a nível individual, como trabalhador independente. No entanto, mesmo a nível individual pode ser desenvolvida uma atividade mais a nível empresarial, como por exemplo comércio de produtos. Então, deverá ser escolhida uma CAE.

Qual é a importância do Código de atividade económica?

Postagens relacionadas: