Caderneta predial

caderneta predial

Como solicitar a caderneta predial?

A caderneta predial pode ser pedida aos balcões da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT). Mas, neste caso, o documento é pago. Em alternativa, pode ser obtida gratuitamente e de forma imediata no Portal das Finanças.

Qual a importância da caderneta predial?

Inclui informação desde a fase de construção da habitação, as vendas ou sucessões hereditárias que ocorreram ao longo dos anos, eventuais hipotecas ou penhoras, e até informação sobre a situação fiscal do imóvel. Tendo em conta a quantidade e a importância destas informações, a Caderneta Predial pode ser necessária para situações como:

Quanto tempo dura a caderneta predial?

Esta opção vai abrir um nova janela com a sua Caderneta Predial, que pode guardar e/ou imprimir. A caderneta predial tem a validade de 12 meses, pelo que passado esse tempo deve voltar a aceder ao portal para obter uma nova certidão atualizada.

Como obter a caderneta predial de um imóvel?

Pode obter-se a caderneta predial de um imóvel pela internet, sem qualquer custo e com a mesma validade e valor jurídico de uma caderneta obtida presencialmente, num Serviço de Finanças. A caderneta predial é um documento de identificação de um imóvel. É emitido pelas Finanças e contém informação que serve para efeitos fiscais.

Como corrigir a caderneta predial?

O nome da rua ou o número de porta podem sofrer alterações, o que te leva à obrigatoriedade de corrigir a caderneta predial. Para o fazeres terás que começar por solicitar, junto da Câmara Municipal, uma Certidão Toponímica declarando as alterações efetuada à morada.

Como consultar a caderneta predial de um prédio?

Escolher o tipo de prédio (rústico ou urbano). Inserir o nº do artigo. Inserir o nº da fração. Carregar em “Consultar”. A Caderneta Predial desse imóvel será gerada automaticamente. Todas as Cadernetas Prediais emitidas pela internet têm a mesma validade e valor jurídico que as emitidas pelos serviços tributários.

O que é e como funciona a caderneta predial?

A Caderneta Predial é um documento predial para cada imóvel, como se de um documento de identificação se tratasse. É emitido pela Autoridade Tributária (AT) e é também designado de Certidão Matricial, sendo um documento essencial para a transação de um imóvel ou a escritura do mesmo. Na Caderneta Predial Urbana e Rústica constam dados como:

Como obter a caderneta predial de terceiros?

Como obter caderneta predial de terceiros. Se quiser comprar ou vender um imóvel e ter acesso à caderneta predial que é um documento emitido pelas Finanças com várias informações sobre o imóvel pode ter acesso a esta pela internet desde que o contribuinte seja o seu proprietário.

Como obter a Caderneta Predial? Existem duas formas, ambas com validade jurídica, para obter a Caderneta Predial de um prédio rústico ou urbano, a saber: Caso seja o proprietário do imóvel, poderá obter a Caderneta Predial Online através da Internet recorrendo ao Portal das Finanças.

O que é a caderneta Predial e para que serve?

Na caderneta predial encontra todas as informações fiscais associadas ao imóvel em questão, assim como as suas características físicas: Elementos da fração: fim a que se destina (se habitação própria ou para arrendamento); tipologia (número de divisões), permilagem e número de andares da fração;

Como imprimir a caderneta predial?

Selecionado o imóvel, clique em “Caderneta”. Esta opção vai abrir um nova janela com a sua Caderneta Predial, que pode guardar e/ou imprimir. A caderneta predial tem a validade de 12 meses, pelo que passado esse tempo deve voltar a aceder ao portal para obter uma nova certidão atualizada.

Como obter a caderneta predial de um imóvel?

Todos os proprietários de um imóvel devem ter a caderneta predial referente a esse mesmo imóvel. Essa caderneta pode ser obtida de diferentes formas. A mais tradicional é feita nos balcões da autoridade tributária ou da Conservatória Predial, mas esta forma tem sempre um custo de emissão.

Qual a validade da caderneta predial urbana e rústica?

Na caderneta predial urbana e rústica constam dados como o número de artigo matricial, a localização, a composição, o proprietário e o valor que serve de base de cálculo para o cálculo do Imposto Municipal Sobre os Imóveis (IMI). O documento é emitido pela repartição de finanças a que pertence o imóvel e tem uma validade de 12 meses.

Postagens relacionadas: